Dominantes, Paz e Bem por parte de Nosso Senhor Jesus Cristo!
Em nossa peregrinação terrena sempre estamos a buscar por respostas que deem sentido e explicação à vida ou nos leve ao conhecimento da Verdade. É parte da essência humana, de sua natureza, almejar o infinito, a plenitude, o todo. Esse anseio que não alcança satisfação tem sua origem em nossa própria condição, condição decriaturas. Ao sermos criaturas, advimos de um Criador, e d'Ele recebemos parte de Seu ser.
O homem, em sua pequenez, só se faz completo - só encontra sua razão de existir - enquanto unido em intimidade de oração e adesão de fé e conhecimento a Deus. Deus, em sua magnitude e grandiosidade, nos convida a fazermos parte de Sua condição divina, nos convida a estarmos em Sua comunhão. Buscamos o Infinitoporque advimos do Infinito. O doutor da Igreja Santo Agostinho exprime com lucidez este desejo do coração humano de existir em Deus: "Quando eu estiver inteiramente em Vós, nunca mais haverá dor e provação; repleta de Vós por inteiro, minha vida será verdadeira" (Confissões)
O pecado original surgiu do desejo do coração dos nossos primeiros pais de serem iguais a Deus, induzidos pelo maligno, pai da mentira. O desejo de autossuficiência significou a condenação da humanidade. Ainda assim, Deus nos deu Sua verdadeira doutrina e prometeu a salvação, que nos foi dada por meio de Jesus Cristo.
Nesse sentido, no Gou Dominus de terça feira (04/09) recebemos a mensagem contida no Livro dos Provérbios, em seu capítulo 4, versículos 1 – 2, que nos veio através de nosso irmão Arthur, lábios proféticos do Senhor, que agora será um profeta das nações, por onde Deus o enviar.
“Ouvi, filhos meus, a instrução de um pai; sede atentos, para adquirir a inteligência, porque é sã a doutrina que eu vos dou; não abandoneis o meu ensino.”(Prov 4,1-2). São Paulo em sua primeira carta a Timóteo, movido pelo Espírito Santo profetizou que, nos tempos vindouros, os homens criariam para si falsas doutrinas, abandonariam o ensinamento de Deus.
O relativismo moral, perseguição à Igreja e aos cristãos, ateísmo, racionalismo individualista, hedonismo, cultura de mercantilização, inversão de valores, propagação de imoralidades, sexismo, adultérios, paganismo, entre muitas outras mais, são todas consequências da desobediência à sã doutrina do Senhor.
O homem e sua razão, no trabalho de tentar compreender o mundo em sua integralidade, deve buscar antes o temor a Deus, fonte de toda sabedoria. Dentro da universidade, espaço por excelência central na construção do pensamento filosófico, cabe a nós, cristãos, universitários renovados, sermos como luzeiros, agindo em nome do Senhor para que todos cheguem ao conhecimento da Verdade, como assim é o Seu desejo.
Que nossa Mãe Maria interceda por nossa santidade e crescimento na fé, proteja e ilumine os passos de nosso irmão Arthur em seus caminhos, e nos dê a paz de seu Filho, nosso Salvador.
Do servo,
Adelino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário