domingo, 11 de dezembro de 2011

A cruz da JMJ - o início

Em 1984, durante o encerramento do Jubileu da Redenção, uma cruz diferente se destacou ao lado do altar principal da Basílica de São Pedro. Foi o Papa João Paulo II que a quis ali, para que todos pudessem vê-la. Trata-se de uma cruz de madeira, medindo 3, 80 metros de altura, que foi entregue aos jovens logo após o Papa fechar a porta santa do jubileu daquele ano.

Cruz dos Jovens atravessa a porta santa no encerramento do Ano Jubilar de 1984
Ela é conhecida como a “Cruz do Ano Santo”, a “Cruz do Jubileu”, a “Cruz da Jornada Mundial da Juventude”, mas muitos a chamam de “A Cruz dos Jovens”, porque lhes foi dada para que a levassem a todo o mundo, em cada local e em cada tempo, atravessando gerações, fronteiras e limites geográficos, políticos e de fé, proporcionando a muitos jovens um encontro pessoal com Cristo.
Ao entregá-la aos jovens, João Paulo II pronunciou estas palavras:
“Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”.

Rapidamente, o público juvenil atendeu o pedido do Santo Padre e começou a levá-la em viagem pelo mundo. Em 1984 ela faz a sua primeira peregrinação a Mônaco, a Alemanha e, no mesmo ano, os jovens a levam para Lourdes, Paray le Monial, Paris e outras cidades da França e depois de novo à Alemanha.
Ouvindo a notícia de que a cruz estava peregrinando em vários países, o saudoso Pontífice polonês declarou: “É preciso que ela vá a Praga, ao Cardeal Tomasek”. Nesta época a então Tchecoslováquia estava sob o poder do Comunismo, sendo considerado um dos países mais fechados do planeta, fazendo parte da chamada “Cortina de Ferro”.
Em 1985 um grupo de jovens alemães conseguiu introduzi-la para além da “Cortina de Ferro” entregando-a ao Cardeal Tomasek, tornando-se assim o símbolo da comunhão com o Papa e sinal de que não há portas fechadas para o Evangelho.

A Cruz Peregrina atravessa gerações e fronteiras levada pelos jovens

Em 1985 a ONU anuncia o Ano Internacional da Juventude, e João Paulo II convoca mais uma vez os jovens a Roma para a celebração do Domingo de Ramos desse mesmo ano. Na presença da Cruz do Ano Santo, João Paulo II dirigiu estas palavras a mais de 300 mil jovens:
“Nesta Cruz, vemos a nossa redenção, vemos a vitória do amor sobre o ódio, vitória da paz sobre a guerra, sobre a violência, vemos a ressurreição”.
No decorrer desse ano da juventude de 1985, os jovens atenderam mais uma vez o pedido de João Paulo II e a cruz começou a peregrinar em diversas partes da Europa, como Itália, França, Luxemburgo, Irlanda, Escócia, Malta e Alemanha; e em cada um desses países, sendo protagonista de vários encontros juvenis.
Este é o início da história da Cruz dos Jovens, a Cruz Peregrina, sinal da esperança ao público juvenil e a toda a humanidade. A cruz está cumprindo o seu papel de lembrar ao mundo que só em Cristo há salvação e redenção.

Indicada por: Ana Carolina

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Busca por Deus - viagem do nosso irmão Botinha


Buscai a Deus e confiai em Deus!
Olá irmãos Dominus!!!!

Venho aqui hoje falar um pouco da busca por Deus, e algumas experiências que tive em minha vida que pude ver sinceramente como é necessário e agradável estar na presença do Senhor.
Quero partilhar com vocês uma viagem que fiz a Belo Horizonte para apresentar um trabalho, na qual não esperava que naqueles dias eu iria sentir tanta sede de Deus, e fosse buscar conhecer mais sobre algumas histórias de santos da Igreja Católica que até então ainda não havia experimentado com tanta profundidade. Imaginava que fosse buscar conhecer lugares e coisas diferentes, comum de turistas.

Bem, um dia meu primo, que me hospedou na cidade, me deixou no local do evento mais cedo, precavendo a situação do trânsito em horário mais tarde. E o local do evento estava fechado, então comecei a andar pelo centro de BH. E ao andar lá, fui entrando nas Igrejas para conhecer! Irmãos, senti um chamado muito forte a entrar em cada uma das duas Igrejas que entrei. Primeiramente entrei na Igreja de São José (foto abaixo), que ao entrar fiquei encantado com sua estrutura.



E não estava só, o mais lindo de tudo: eram 7:00, 7:30, e muitos como podem ver nas fotos (de social), estavam prontos para seu trabalho, e passavam na igreja antes, assistir à missa, antes de seguir para seus trabalhos! Gente, e começar o dia com aquela missa, foi muito bom!

O que mais me tocou foi entender que devemos entregar nosso dia, nosso trabalho, sempre, ao amanhecer! E outra coisa que me emocionou muito foi a música após a comunhão: “Ministério de Amor e Adoração - Recebe Adoração”.
E naqueles dias, eu não estava tão próximo assim na intimidade com o Senhor, e a música me disse assim:

“Após a comunhão, eu sei
Que tu estás dentro de mim
E ao meu redor eu posso sentir
Há anjos a te adorar

Então o que fazer se não me unir
Aos anjos em adoração
Para render a Ti, Senhor
Toda a minha gratidão
....
Recebe adoração, Senhor
Tabernáculo agora eu sou
Pois recebi em comunhão
O corpo e sangue do meu Senhor”

Comecei a chorar...porque foi como se sentisse mesmo que haviam anjos a adorar ao Senhor naquele momento, e após ter comungado, senti o dever e o querer de adorar o Senhor junto aos anjos, e que mesmo estando distante, mesmo perante todas as minhas falhas, deveria reconhecer que naquele momento eu era tabernáculo pois comunguei do mistério de amor do Senhor que era digno de toda adoração!

E foi um momento único pra mim!

Logo depois da missa, saí, e há uns 2, 3 quarteirões dali, me deparei com uma construção de outra igreja gigante e linda: Igreja de Nossa Senhora de Lourdes..



Pessoal, não conhecia ainda a história da Santa, e nem da santa Bernadete que foi pra quem a Nossa Senhora de Lourdes apareceu! Essa foto foi eu quem tirei lá na Igreja, e nessa gruta escorria uma água, das quais os fiéis iam manifestar sua devoção. Fiquei curioso pra saber sua história. Como é linda sua história! Mostrou à Bernardete que é em um lugar silencioso como em uma gruta, é no nosso sossego, no nosso silencio que nos mantemos unidos a Deus! Além disso, em suas aparições mostrou às pessoas e à Bernardete, que devemos orar, e fazer penitência pelos pecadores do mundo!
Bernardete logo após as aparições, serviu a Deus, e foi canonizada. Seu corpo é um dos corpos que foram encontrados incorrupitíveis após anos de sepultamento. Uma história linda!

Quando cheguei em UDIA as pessoas me perguntaram: como foi, o que achou da cidade? Adivinham o que respondi!?: as igrejas são lindas! Precisa de ver que linda as missas, cada detalhe e....
rsrs...arrependo de não ter conhecido outros lugares: turísticos? Que nada...fiquei sabendo que havia uma igreja maior ainda que as outras duas que visitei, e mais linda ainda: Nossa Senhora da Boa Viagem!
rsr

Letra da música:

Abraços!!!
Fiquem com Deus e o amor de Maria!

Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!


Reiner 



domingo, 27 de novembro de 2011

Resumo do GOU (22/11)


Saudações amados!

            Quantas coisas lindas o Senhor vem nos dizer a cada encontro! Quanto mais conhecemos ao Senhor, mais conseguimos nos entregar à sua vontade e ao seu amor. Com o fim do ano se aproximando, nossos afazeres pessoais muitas vezes nos afastam do momento de oração e reflexão, mas é justamente quando estamos enfraquecidos na caminhada que o Senhor vem nos carregar em seus braços.
            Neste Gou Dominus de terça-feira (22/11) a Palavra foi levada por nossa irmã Cíntia, tocando o coração de todos os Dominantes, através do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João, em seu capítulo 15, versículos 12 – 17.
            Como pode o nosso Senhor nos amar tanto assim? Ele nos chama de amigos, e deu sua vida por causa de seus amigos, por causa de todos nós. Os deuses dos pagãos são distantes e cruéis – portanto falsos deuses – mas nosso Salvador é humilde, se fez homem para olhar diretamente em nossos olhos, lavar nossos pés (em sinal de serviço, de que não veio para ser servido, e sim para servir), não nos chama de servos, mas de amigos: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois os dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu pai.” (João 15,15).
            Não é necessário dizer muitas coisas. Esta é uma das passagens mais lindas dos Evangelhos, que por si só transforma qualquer treva em luz. Saber que o amor de Jesus é um amor de amigo e de irmão não é traduzível em nenhuma palavra que possamos pronunciar.
            Que este amor santo os invada meus irmãos, pela intercessão de nossa Mãe!

Adelino

RESUMO DO GOU (17/11)


Saudações irmãos!

O Senhor opera maravilhas aos nossos olhos, todos os dias, mas a semana que se passou em especial foi uma das melhores do ano.

O Ministério Universidades Renovadas celebrou o RUAH!

E o que significa RUAH?

Nas sábias palavras de Murillo Carneiro, esta é uma palavra sonora (RUAAAHHH!) que significa o sopro do Espírito Santo de Deus sobre as pessoas, o sopro criativo do Espírito! Dentro das várias universidades espalhadas na cidade, todos nós – cheios do Espírito Santo – saímos levando a Palavra do Senhor para as pessoas, celebrando o amor infinito do Pai, anunciando a Boa Nova, o Reino de Deus! Foi um momento lindo, muito especial! Todo o medo que carregávamos se esvaiu, anunciamos com autoridade; como diria o Fabiozão, foi uma quebra de paradigmas; a vida de cristão nunca mais é a mesma depois do RUAH. Levar o Evangelho do Senhor é a maior missão que Ele próprio nos deixou. Muitos corações foram tocados pelo amor de Cristo, e os frutos logo serão colhidos, segundo a vontade do Pai, e no nosso próprio grupo de oração.
A quinta feira (17/11) de RUAH se encerrou com o Gou Dominus (excepcionalmente na quinta-feira pois terça-feira foi feriado), que contou com a ilustre presença de nossos irmãos da Aliança Bíblica Universitária. A convite de Paulo Victor Pp, eles compartilharam conosco uma linda noite de celebração, e enchemos aquela praça do amor do Pai.

A Palavra foi levada por nosso irmão Murillo, que anunciou o Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus, em seu capítulo 18, versículos 12 – 14.

Esta é uma passagem particularmente especial, e vem de encontro ao que ocorreu na semana RUAH. Fomos enviados para anunciar o amor do Pai para com todos, pois deu o próprio Cristo para nos salvar. A Palavra fala sobre o cuidado carinhoso que Ele tem por todos os seus filhos. O Pai não nos escolhe embasado em critérios que nós, homens, utilizamos nos nossos julgamentos imperfeitos. Ele não quer que nenhum de nós nos percamos para a felicidade efêmera do mundo, mas no resgata para o Seu amor que é pleno. O zelo, a atenção, a ternura que Ele sente por cada um nos particulariza, nos individualiza. Ele é infinito para cada um de nós, nós somos únicos. Somos todos amados incondicionalmente por Ele, somos chamados pelo nome para seguí-lo. Somos todos suas ovelhas, se uma se perde, “será que não as deixa no monte, e vai procurar a ovelha perdida?” (Mt. 18, 12)

Nosso Deus não desiste de nenhum de nós irmãos, estejamos em unidade para anunciar Seu amor àqueles que não O conhecem. Que o RUAH não termine nunca em nossas vidas.

A paz do Senhor amados

Adelino

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Resumo do GOU (01/11)

Como sempre Deus agindo em nossas vidas através do GOU! Quem perdeu da semana passada (01/11) tem um pequeno resumo que nosso irmão Adelino fez sobre tudo que aconteceu!
Próxima terça tem maaais! Não percam! :D

A graça do Senhor irmãos! 
 
       O Pai, a cada encontro nas terças feiras - e em nossas orações diárias - nos prepara, nos capacita, nos transforma, para que possamos dar testemunho de Seu amor pelo mundo, para que levemos Sua palavra a todos os nossos irmãos. A nossa missão é levar o Evangelho de Jesus, anunciar a Boa Nova, o Reino de Deus. Voltemos todo o nosso ser para nos guiar pelo Espírito Santo!
 
       Recebemos, nesta terça (01/11), a Palavra em Filipenses, capítulo 3, versículos 6 - 9, por meio de nossa irmã Lilia.
 
       São Paulo nos mostra sua trajetória antes de ser cristão, quando seguia dogmaticamente a lei dos judeus ("Quanto à lei, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da Igreja; quanto à justiça legal, declaradamente irrepreensível." Fil 3,6).  Os judeus não aceitaram Jesus como o Messias, e se baseavam ainda na Lei de Moisés para seu culto a Deus. Por isso, durante muito tempo Paulo foi perseguidor dos cristãos e da Igreja.
 
       Mas a revelação de Cristo a Paulo o libertou, e de perseguidor da Igreja ele passou a promulgador do Evangelho de Jesus. Conhecer completamente o Senhor o transformou. O amor de Jesus é pleno, alcança a todos, quebra paradigmas e leva à salvação.
 
       O Senhor resumiu a lei de Moisés em apenas dois mandamentos: amar a Deus sobre todas as coisas e ao irmão como a nós mesmos. Nós somos aceitos pelo Pai por meio de nossa fé em Cristo, por estarmos unidos a Ele.
 
       Observar rituais litúrgicos, sem a entrega verdadeira de nosso coração aos planos de Deus, é fazer como os antigos fariseus e mestres da lei, os quais Jesus condenou, por apenas praticarem os ritos formais religiosos, mas mantinham-se altivos e arrogantes, viviam de aparências perante as pessoas, mas não tinham compaixão pelos irmãos.
 
       Em nossas orações irmãos, peçamos ao Senhor fazer Sua vontade com todo o nosso coração, sem vaidades que nos afastam de Deus e satisfaz as vontades do mundo.
 
       A paz de Jesus!
 
       De Seu servo, Adelino.




sábado, 5 de novembro de 2011

Pessoas felizes reduzem risco de morte em até 35%

Felicidade está ligada a processos biológicos e fatores comportamentais 


 Um estudo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences revelou que a felicidade pode ser a chave para uma vida longa, ou pelo menos mais longa do que se teria sem ela. A análise foi liderada por um cientista da University College London, no Reino Unido. A pesquisa acompanhou 3.800 pessoas entre 52 e 79 anos durante cinco anos. Outros estudos analisaram a felicidade e a longevidade dos indivíduos baseando-se apenas em perguntas sobre o estado emocional de cada um. Já a nova pesquisa pediu aos participantes que classificassem os seus sentimentos de felicidade e ansiedade em diferentes pontos ao longo do dia. 
 Os pesquisadores alertam que o estudo não mostra uma relação de causa e efeito entre a felicidade e a longevidade, mas, sim, que a felicidade momentânea pode estar relacionada a processos biológicos ou fatores comportamentais que podem explicar a sobrevida de muitas pessoas.

 Felicidade reduz o risco de infartos

 Outro estudo, feito com mais de 1,5 mil pessoas no Canadá, mostra que a felicidade ajuda a blindar a saúde do coração. Pesquisas mais antigas mostravam que raiva e hostilidade, por exemplo, favoreciam os problemas cardiovasculares. Sintomas negativos como raiva, depressão e hostilidade aumentam as chances de alguém sofrer um infarto ou um derrame. 
 Este novo estudo, no entanto, quis enxergar qual é o impacto de bons sentimentos. Os resultados mostraram que as pessoas mais alegres têm 22% menos chances de desenvolver um problema cardíaco num período de 10 anos em comparação às pessoas com sentimentos neutros. Mesmo quando pessoas felizes estavam em depressão, os efeitos positivos ao coração eram mantidos.
 Enquanto pessoas negativas tinham mais chance de desenvolver um problema cardiovascular. De acordo com os pesquisadores, são os fatores associados à felicidade que protegem o coração, como hábitos mais saudáveis, predisposição genética e impactos psicológicos que reduzem os níveis de estresse. 
 É preciso vencer a tristeza para ser feliz; ela é fonte de muitos sofrimentos; muitas vezes, ela vem acompanhada do mau humor. Jamais dê guarida à tristeza e ao mau humor se você quiser ser feliz. Rejeite e expulse esses sentimentos do seu coração com um ato de vontade e de fé. A tristeza nos adoece e nos mata. 


 A Bíblia diz que "A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida" (Eclo 30,22-26). 


 Fonte: http://minhavida.uol.com.br/conteudo/14178-pessoas-felizes-reduzem-risco-de-morte-em-ate-35.htm
 http://www.cleofas.com.br/ver_conteudo.aspx?m=not&cat=107&scat=79&id=4999 


 Matéria indicada pela Lilia Neves

domingo, 30 de outubro de 2011

 Olá Luquinhas... 
 Notícia de última hora! Estamos unindo forças sonhadoras para confeccionarmos camisas do GOU/GPP/MUR para propagarmos a identidade Universidades Renovadas. Os modelos das camisas levam estampas já consagradas pela “Nação Luquinha” com inovações sensacionais. Olha só, além de termos uma camisa com o novo símbolo do GPP (ei-lo),
            As camisas do GPP são nas cores branca e cinza também com o símbolo do MUR e da RCC atrás. (Sensacional esse logo). 
Temos também camisas do GOU, e se você quiser colocamos o nome do GOU que você participa (se não participa de GOU isso é fácil de resolver!). As camisas são as seguintes:

1 - Vermelha:




           2 - Preta
            
            

3-  Branca



Camiseta personalizada do GOU:


Os preços são:
R$15,00 para a camiseta preta e vermelha do MUR;
R$13,00 para a camiseta branca;
R$14,50 para a do GPP;
R$16,00 para a do MUR com os nomes de GOU atrás.
Se o modelo for Baby look ou sem mangas, o preço diminui 50 centavos. 
Quem for adquirir as camisetas, favor mandar e-mail para: 


Vamos comprar e usar as camisas da LuqStore® - "Vestindo e evangelizando".

Graça e Paz!
Fábio

Presença da RCC dentro e fora das Universidades - poesia


Olá caríssimo,
Que a Paz de Cristo e o amor de Maria estejam contigo.
Deus nos presenteia com dons e o meu é escrever poesia, que me baseio em fatos reais. Eis uma delas:


Presença da RCC dentro e fora das Universidades

GOU significa Grupo de Oração Universitário
Que está inserido no MUR – Ministério Universidades Renovadas
E este ligado à RCC – Renovação Carismática Católica,
Em que as pessoas são verdadeiramente amadas.

Nós, do GOU Dominus, ficamos felizes com a sua vinda,
Principalmente, Jesus e Maria que se alegram também,
Eis aqui uma família batizada no Espírito Santo
E esperamos seu retorno na semana que vêm.

O MUR tem a missão de evangelizar todos do meio universitário
E assim realizar seu sonho de construir a Civilização do amor,
Para isso se concretizar, pedimos o seu apoio
Na divulgação desse momento e convide mais alguém pra vir, nos faz esse favor.

É bom saber que na UFU – Universidade Federal de Uberlândia
Além do GOU, também se tem a SANTA MISSA presidida pelo Pe. Agmar,
Na sala 3D108 às 18 horas, em que toda quarta é o dia
Do Corpo e Sangue de Cristo, no Campus Santa Mônica, comungar.

Já fora do meio acadêmico,
Tem-se o GPP – Grupo de Partilha Profissional,
Formado por pessoas que se graduaram e são profissionais do Reino
Que trabalham com ética, semeando o bem e não o mal.

Menciono sobre o Projeto Andorinhas para finalizar,
No qual o pessoal se reúne para alegria levar
Aos pacientes de alguma ala do Hospital de Clínicas que irão visitar
Ao qual também te convido a ir participar.

Deixo algumas dicas de filmes. Vale à pena conferir:
* Um Amor pra Recordar
* A Prova de Fogo
* Cartas para Deus

Eis uma frase que achei interessante e compartilho: “A fé é como o vento, não se vê mas se sente.” Um Amor pra Recordar

Lembre-se: Jesus te ama.
Tenha Deus no coração, seja feliz e faça mais alguém feliz.
Abraço,
Paulo Víctor- Pp
4º período Contábeis noturno - UFU

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

GOU 25/08

O GOU da última terça-feira foi maravilhosooo!! Deus fez muito naquela praça abençoada e quem esteve lá é testemunha disso! Quem proclamou a palavra foi o nosso grande amigo Adelino. Vale a pena conferir o resumo abaixo.

A paz do Senhor amados!

O Pai nos traz tantos ensinamentos nas pequenas coisas, inclusive nos momentos difíceis, nos quais nós pensamos estar sozinhos! Por maiores que sejam as tribulações, quando nem tudo sai como planejamos, é o próprio Jesus quem segura nossas mãos e assume nossos planos, segundo a Sua vontade. Neste Gou Dominus de terça feira (25/10), a Palavra levada foi o Evangelho de Jesus segundo Lucas, capítulo 19, versículos 42 – 44.

A mensagem trazida fala de reconhecimento e gratidão a Deus pela estadia em nossas vidas, por fazer morada em nossos corações. Jesus, chegando em Jerusalém para anunciar a Boa Nova, chora pela cidade, mostrando seu amor imenso amor pela humanidade e prevendo eventos que estavam por acontecer. Jerusalém não reconheceu “o tempo em que foste visitada” (Luc 19, 44), o tempo em que Deus estava com ela. É isso o que acontece muitas vezes conosco. Quando as adversidades batem a porta, logo recorremos ao Pai, pedindo uma solução milagrosa. Mas e quando estamos felizes, quando tudo vai bem em nossas vidas, nos nossos estudos, no nosso trabalho, nos nossos relacionamentos? Temos que ser gratos e reconhecer o tempo em que somos visitados pela paz do Senhor. Jesus diz no versículo 42:“Oh! Se também tu, ao menos neste dia que te é dado, conhecesses o que te pode trazer a paz!... Mas não, isso está oculto aos teus olhos.” (Luc 19, 42).

A felicidade que o mundo oferece não é suficiente para preencher nossos corações, mas a felicidade que o Senhor oferece dura para sempre. Os nosso olhos se abrem para o que é verdadeiro, e pela ação do Espírito Santo nossas escolhas se pautam naquilo que é agradável a Deus. Oremos esta semana em agradecimento pelo nosso grupo de oração, e que toda a universidade possa conhecer o sonho de amor que o Pai tem para todos!

Abraços de seu servo!

Adelino

É isso aí pessoal, terça-feira que vem tem mais GOU Dominus (uhulll). É imperdível!
Vejo você lá!
Que Jesus te abençoe.

ANDORINHAS Especial de Natal 2011 (em breve...)