sábado, 23 de junho de 2012

Resumo do Gou 05/06


Paz e Bem amados!

A Aliança de amor que Deus fez e faz todos os dias com os homens, desde nossos primeiros pais, tem seu ápice com a vinda do Verbo divino à terra, feito homem para nos libertar da escravidão do pecado. Por isso, a festa que celebramos esta semana, Corpus Christi, significa a Revelação plena do projeto de Salvação e de retorno à casa do Pai que Ele mesmo concebeu desde o princípio a história da humanidade.
É sempre Deus quem dá o primeiro passo na busca pelo diálogo com os homens, e diversas vezes na história mostra sua fidelidade, escutando os clamores de sue povo. Se num primeiro momento a humanidade se afastou da amizade com Deus por ter caído em pecado, Ele não deixou de nos amar e ainda nos prometeu a redenção, concretizada em Jesus Cristo.
Entretanto, nossa resposta a esse amor que se entrega gratuitamente muitas vezes é a aliança com o amor do mundo, amor vaidoso e passageiro. A Palavra esta semana vem nos mostrar a necessidade de correspondermos à fidelidade que Deus tem por nós, pois nossa herança no Reino do Pai é muito maior que qualquer dos prazeres e riquezas que este mundo oferece.

A mensagem contida no Primeiro Livro dos Macabeus, em seu capítulo 2, versículo 22, foi trazida por nosso irmão Fábio, que pregou com autoridade e sabedoria.

No contexto histórico da Palavra, o império de Alexandre o Grande se estendia anexando diversos reinos, até culminar com a invasão de Israel. Os costumes pagãos dos invasores foram impostos aos israelitas – destruindo seus templos e suas leis – que caíam em grande desonra. Surgiu então um homem chamado Matatias, o qual, quando obrigado a abandonar sua fé, disse: “Não obedeceremos a essas ordens do rei e não nos desviaremos de nossa religião, nem para a direita nem para a esquerda”. (I Mac 2, 22)
O ambiente universitário ao mesmo tempo em que mostra a ação e presença de Deus, como com o Ministério Universidades Renovadas, também oferece a destruição da fé, seja pelo ateísmo implícito em alguns, seja com os desregramentos e excessos dos prazeres efêmeros.
Deus é fiel para com aqueles que n’Ele esperam; assim, nós não podemos nos desviar de nossa fé, nem para a direita nem para a esquerda, certos de que somos sal e luz, reflexos da face de Deus, chama que pode fazer muitos filhos voltarem à casa do Pai.

Que o Senhor nos abençoe pela intercessão de nossa Mãe Maria!

Do servo,
Adelino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANDORINHAS Especial de Natal 2011 (em breve...)